20 lugares que esquecemos de limpar em casa

Conheça os produtos de limpeza que nunca deve misturar
03/02/2017
Mostrar tudo

20 lugares que esquecemos de limpar em casa

Maçanetas, batentes, interruptores e máquinas de lavar estão entre os ítens mais esquecidos na hora da faxina. Veja outros:

Na hora da faxina fazemos de tudo para deixar a casa brilhando. Passamos vassoura, aspirador, pano e milhões de produtos para não deixar nenhum grão de poeira sobrando. Mas mesmo com todo esse esforço, sempre tem um cantinho que acaba passando despercebido. Muitas vezes porque a limpeza programada é tão distante que acabamos ligando no automático e deixando de vez de lado.

Identificamos alguns dos lugares mais esquecidos na hora da faxina para você repassar na lista de tarefas até incorporar à rotina. Veja abaixo.
Dificilmente as pessôas lembram de limpar a porta de entrada pelo lado de fora. É importante deixá-la limpinha, afinal é a primeira coisa que as pessoas observam ao fazer visitas.
Também é importante higienizar sempre as maçanetas. Essa é a superfície da porta com que temos maior contato e, assim, a que mais armazena os resíduos que trazemos da rua. Inclua também os olhos-mágicos.
Não vale limpar só o vidro. Para deixar a janela realmente limpa é preciso lembrar dos batentes e frestas.
Regar as plantas não é o único cuidado que devemos ter com elas. Procure limpar os vasos com certa frequência.
Eletrodomésticos mais pesados, como o fogão e a geladeira, são difíceis de mover. Por isso, muitas vezes esquecemos de limpar a parte do chão e da parede coberta por eles. Programe-se.
Ao limpar a geladeira, não se esqueça das borrachas de vedação da porta. Ali também junta pó com o tempo.
Máquinas de lavar roupas e louças, embora façam o processo de limpeza com água e detergente, acumulam as sujeiras dos produtos e precisam de uma faxina exclusiva mensal ou quinzenalmente.
Cafeteiras também pedem uma limpeza periódica com produtos desalinizantes próprios para não estragar o sabor da sua bebida.
Ao terminar de limpar a louça, passe água e sabão também na pia. Ali ficam restos de comida que podem atrair microorganimos prejudiciais à saúde.
As esponjas e duchas de banho têm tempo de uso limitado, mas enquanto ainda estiverem na validade, busque higienizá-las. Elas são extremamente sujas, uma vez que os resíduos despejados ali e a umidade ajudam a proliferar bactérias e outros micro-organismos.
Os controles remotos estão sempre em contato com a mão e, dessa forma, concentram sujeiras que acumulamos nela.
Os teclados do computador podem acumular sujeiras que trazemos nas mãos ou até mesmo restos de alimentos (se fizer alguma refeição enquanto utilizar o equipamento).
Luminárias e abajures próximos ao nosso alcance recebem mais atenção do que as lâmpadas no teto. Mas tente não se esquecer de limpar as superfícies de proteção dessas lâmpadas ao menos uma vez por mês.
A dica serve para todos os objetos guardados em partes altas da casa: ventilador de teto, ar-condicionado, livros e caixas que ficam em estantes etc. Eles costumam acumular mais poeira.
É comum deixar passar detalhes nas áreas superiores da casa. O canto de encontro das paredes é um deles.
A lata de lixo armazena todos os resíduos indesejáveis na nossa casa. A troca de sacos não é suficiente para eliminar toda a sujeira. Para se certificar, lave o cesto com água e sabão.
A chapa do ferro de passar fica amarelada com o uso. Não se esqueça de limpar para não transmitir sujeira às roupas recém-lavadas.
Interruptores são objetos que tocamos todos os dias, mas que não damos a atenção que merecem quando fazemos a faxina geral da casa.
Muitas pessoas começaram a utilizar sacolas reutilizáveis na hora das compras. Se for uma delas, não se esqueça de passar um paninho após utilizá-las pois podem acumular sujeiras e/ou odores.
Os depósitos de escova de dente, cotonete e algodão precisam estar com a limpeza em dia já que são utensílios que utilizamos para higienizar partes do nosso corpo.

Fonte: MidiaNews

Comments are closed.